BIOFILIA: O QUE É E COMO APLICAR?
Biofilia significa amor pela natureza e se concentra na atração natural do ser humano pela natureza e pelos seus processos naturais. Isso sugere que todos nós temos uma conexão genética com o mundo como ele foi criado, construída por centenas de milhares de anos de vida.
O termo foi popularizado pelo biólogo americano Edward O Wilson na década de 1980, quando ele observou como as taxas crescentes de urbanização estavam levando a uma desconexão com o mundo natural. Com altas taxas de migração para as áreas urbanas e o desenvolvimento tecnológico e espacial desenfreado, a biofilia é de importância cada vez maior para nossa saúde e bem-estar no ambiente construído.
Ela passou a ser estudada e implementada nesses espaços. O Design biofílico usa a natureza e seus processos como princípio para criar uma abordagem centrada no ser humano que, quando aplicada, melhora muitos dos espaços em que vivemos e trabalhamos hoje, com inúmeros benefícios.
PORQUE A BIOFILIA É TÃO IMPORTANTE PARA O DESIGN HOJE?

A taxa de doenças relacionadas ao estresse vem crescendo a cada ano. Com uma conexão reduzida com a natureza, aumento da jornada de trabalho, pressão crescente no espaço urbano e avanço tecnológico sem precedentes, nossa energia mental e física vem sendo consumida pelo barulho dos tempos modernos.
Baseado nisso e na procura do ser humano por mais espaços que o aproximem da natureza, a incorporação de elementos naturais no ambiente construído tem sido uma solução para reduzir o estresse e cansaço, enquanto aumenta a produtividade, a criatividade e as taxas de bem-estar nas empresas, no varejo e nos third places.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Nos últimos 35 anos, diversos estudos foram realizados sobre os benefícios para o ambiente construído por meio do aprimoramento da conexão com a natureza. Olha só algumas taxas:
Ambiente empresarial: produtividade pode ser aumentada em 8%, taxas de bem-estar em 13%, aumento da criatividade, com redução da desmotivação e estresse.
Hospitalidade: hóspedes dispostos a pagar 23% a mais por quartos com vista para elementos biofílicos
Ambientes educacionais: aumento das taxas de aprendizagem de 20-25%, melhores resultados de testes, níveis de concentração e frequência, impactos reduzidos do TDAH
Espaços de Healthcare: tempos de recuperação pós-operatória diminuíram em 8,5%, reduziram a medicação para dor em 22%
Varejo: constatou-se que a presença de vegetação e paisagismo aumenta as taxas médias de aluguel em espaços de varejo com clientes indicando que eles estavam dispostos a pagar 8-12% a mais por bens e serviços.
COMO IMPLEMENTAR A BIOFILIA
NO SEU VAREJO?
Listei abaixo algumas diretrizes que sempre me ajudam a pensar melhor o espaço e garantir o mínimo de biofilia no ambiente:
Otimização e organização de espaços com foco nos seus usuários
Otimização dos níveis de conforto térmico, acústico e da qualidade do ar
Uso da ventilação e iluminação natural, melhorando também a iluminação artificial
Aproveitamento de vistas internas e externas da natureza
Uso de texturas naturais e cores claras, tons pastéis
Incorporação de espaços verdes de descanso e interação
Utilização de gatilhos psicológicos e fisiológicos para projetar o espaço
Uso de elementos naturais como green wall, jardim suspenso, árvores e formas orgânicas
Seguindo essas ideias, conseguimos entender melhor as oportunidades espaciais e humanas que existem no ambiente e a obter resultados mais positivos, focando na experiência do usuário e nas inúmeras melhorias que ela pode proporcionar.

xoxo, Mah