O VAREJO POP-UP: AS MARCAS ESTÃO REPENSANDO O PROPÓSITO DE UMA LOJA TEMPORÁRIA
Updated: Oct 8, 2020
As lojas pop-up são lojas temporárias e definitivamente não são uma novidade!
Quer você ouça temporary retail, flash retailing, pop-up store ou pop-up shop o importante é saber que eles são todos uma coisa só. As lojas pop-up transformaram o mundo do varejo e repensaram as lojas tradicionais de tijolo e argamassa, mudando sua forma de se relacionar com o consumidor. Mas, o que exatamente é uma loja "pop-up"?
Hoje estamos aqui para saber mais sobre as lojas pop-up, como elas podem ser uma oportunidade e como você pode aproveitar este conceito, mesmo que em menor escala, para aplicar no seu negócio!

Introduzidas na década de 1990 em grandes cidades urbanas como Londres, Los Angeles, Paris, Nova York, as lojas pop-up são espaços temporários de varejo que vendem mercadorias de todo tipo. Isso mesmo, quase todos os produtos de consumo foram vendidos por meio de uma loja pop-up nas ultimas 3 décadas. Da arte à moda, passando por gadgets de tecnologia e alimentos, as lojas pop-up são empolgantes porque criam espaços de curto prazo que são tão criativos quanto envolventes e vêm com uma grande variedade de formas e tamanhos que inicialmente tinham a ideia principal de venda de produtos sazonais mas que com o tempo desenvolveram novos objetivos e benefícios.
Quando o varejo físico fechou no início deste ano, com o lockdown, as pop-up stores foram junto. Administrar uma loja de varejo físico se tornou um desafio então para criar um plano de retorno para o mercado o mais próximo do sólido possível, os varejos estão usando pop-ups como uma ferramenta de coleta de dados para testar o que funciona e o que não funciona nesse ‘’novo normal’.
Segundo Melissa Gonzales, CEO da Lionesque Group “No momento, as marcas e os varejistas estão tentando entender o comportamento do consumidor. Tantas coisas estão mudando e eles perceberam que precisam descobrir como se adaptar a essas mudanças. Coisas como: pagamento sem contato, 50% dos clientes usarão pagamentos sem contato? Ou mais perto de 100%? Quanto eles devem investir nessa infraestrutura? Como isso afeta o checkout? Devemos ter provadores? Os pop-ups vão se tornar, ainda mais do que já são, uma maneira de testar coisas assim’’.
PRÉ REQUISITOS PARA UMA POP UP?
Prazo de ‘’validade’’: normalmente de 1 dia a 1 ano.
Localização: áreas de grande tráfego de pedestres, como centros de cidades, shoppings e ruas movimentadas. ás vezes grandes eventos também.
Preço: Inferior ao de uma loja física tradicional. É usado também para fazer promoções, marcações mais baixas e coleções temáticas.
Uso: para lançar um novo produto, gerar conhecimento, mover estoque, introduzir colaborações, conhecer melhor o cliente, fazer pesquisa de mercado testando o ambiente físico de varejo, entender as possibilidades e necessidades de diferentes medidas de segurança pós pandemia. Controlar a mensagem que a marca está passando para o público, testar um novo mercado geográfico avaliando em quais locais a sua marca tem melhor presença e retorno.
COMO CRIAR?
O modelo pop-up é flexível e há várias maneiras de colocar ele em prática. As empresas podem fazer parceria com um varejista estabelecido ou proprietário de galeria e alugar uma parte de seu espaço. Normalmente, eles também optam por ter um estande em uma feira de artesanato, shopping, rua ou algum evento. Também é comum alugar uma loja vazia por um curto período de tempo. Os varejistas podem optar por vender uma grande variedade de mercadorias ou apenas uma pequena seleção.
Por serem de pequena escala, as pop-ups oferecem uma oportunidade para os varejistas serem criativos e usarem técnicas inovadoras de merchandising para atrair quem ta caminhando ao redor. As lojas pop-up costumam ser caracterizadas por uma aparência atraente e design inovador, que usam novos materiais e que criam uma experiência que os clientes irão se lembrar pra sempre.
Implementar uma pop-up atrai clientes devido ao conceito de escassez. Como a loja funciona por um tempo limitado, os clientes têm mais probabilidade de sair e vê-la. Um espaço pop-up ajuda o empreendedor a testar como seria ter um local de varejo só que por um custo inicialmente mais baixo. Quando os varejistas estão pensando em implementar uma loja física, a operação de uma loja pop-up fornece uma visão do mercado e suas necessidades preparando a marca para passos maiores.
Atualmente, essa é uma estratégia essencial para conquistar a fidelidade de um público muito exigente: os millennials.
Eles chegaram à fase de população economicamente ativa (aquela inserida no mercado de trabalho e com o dinheiro no bolso) e as marcas, principalmente as de luxo, estão ávidas para torná-los consumidores cativos!
Vale lembrar que uma das características dessa geração é a exigência de uma experiência de compra multicanal. Ou seja, eles querem todas as facilidades que uma loja digital pode oferecer, mas não abrem mão de ver, tocar, ter um contato direto com a marca e com o produto. Neste caso, as lojas pop-up servem perfeitamente a esse propósito!

QUAIS OS BENEFÍCIOS?
Conexão com os clientes: o formato de varejo pop-up permite que você conheça mais de perto seus clientes e construa relacionamentos diretos e mais fortes.
Venda mais: cerca de 95% de todas as compras ainda são concluídas offline. Esta é a sua oportunidade de aproveitar este canal de varejo.
Promoção: os consumidores e a mídia adoram o entusiasmo gerado pelas lojas pop-up. Aumente a notoriedade ao ficar offline divulgando a marca, seus produtos ou serviços.
Custo reduzido: abrir uma loja pop-up é 80% mais barato do que uma loja de varejo tradicional. A duração do engajamento é curta por definição, portanto, isso implica em menos aluguel, impostos, salários.
Teste novos mercados: entre facilmente em um novo mercado e lance novos produtos. E claro, antes de se jogar de cabeça e ter custos altíssimos com marketing, estrutura física, etc, convém experimentar a aceitação por meio de uma loja pop-up.
As pop-ups sempre foram boas para o conhecimento da marca e o lançamento de produtos, mas agora estão sendo usados para muito mais, principalmente mostrar o potencial de marca e gerar conexão com seu consumidor.

Beeijos, mah